Editora Matarazzo comemora o dia de Portugal e Camões. (registro)
Editora Matarazzo comemora o dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, 10 de junho, data do falecimento de Luís de Camões, com o lançamento do Projeto Literário “Cá Entre Nós: Brasil & Portugal”. É também o dia dedicado ao Santo Anjo da Guarda de Portugal.
O Projeto lançado no Brasil neste dia 10 de junho será lançado também em Portugal no mês de julho.
O evento ocorreu no tradicional Restaurante Cama & Café no centro histórico de São Paulo e contou com a presença dos vários autores convidados para compor essa coletânea de artigos, ensaios e poesias sobre o tema: vamos falar de Brasil e Portugal.
Tivemos a honra de participar com um artigo sobre a obra de Djalma Forjaz intitulada “Senador Vergueiro – Sua Vida e Sua Época – 1778-1859”, um trabalho de grande vulto que resgata a história vivida intensamente por esse político de origem portuguesa na primeira metade do século XIX, principalmente com a consolidação da Independência do Brasil e que, paralelamente, trabalhou intensamente no projeto de “colonização” através da imigração em substituição à mão-de-obra escrava. O Senador Vergueiro foi dono, entre outras, da Fazenda Ibicaba, hoje situada no município de Cordeirópolis e da Fazenda Angélica, do município de Rio Claro. Controvertida ou não, essa história precisa ser revista.
Três livros foram lançados: “Vamos falar de Portugal II?”; “Poesias Contemporâneas de Cá e de Lá”; e “Vamos Falar do Brasil?”
Uma boa parte dos autores convidados esteve presente e puderam se manifestar sobre o conteúdo enfocado e apresentar algumas poesias da coletânea.
Homenageou-se também Camões, na data do seu falecimento e as Comunidades Portuguesas. A data também é dedicada ao Santo Anjo da Guarda de Portugal. Nada mais adequado do que esse lançamento que, sem dúvida, marcará a vida de todos nós, agradecidos, também, pela presença de todos que estiveram conosco naqueles momentos.
O Projeto teve apoio cultural do jornal “Mundo Lusíada”, da Associação Socio-cultural “Código Simbólico” e da Rádio Trianon.
Autoria: Milton Machado Luz
Cientista Social e autor de artigos sobre história, cultura e literatura.